sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Embalagem de Consumo

INTRODUÇÃO    


A embalagem é algo que envolve, recebe ou armazena produtos por um determinado tempo e tem como finalidade principal agrupar unidades de um produto, visando a manipulação, transporte ou armazenamento.
    
Podemos considerar como outras finalidades da embalagem a proteção do conteúdo, também é possível informar sobre a composição do produto, ingredientes e fazer promoção do produto.
    
Uma embalagem tem um peso importante sobre o custo e a produtividade dentro dos sistemas logísticos, seus custos mais visíveis encontram-se no processo de execução das operações, sejam manuais ou automatizadas, também na necessidade de descartar embalagens com defeitos.
     
O custo das embalagens atinge toda a cadeia produtiva, começando pelo estoque até o transporte ao local de venda, sofrendo influência também na aquisição do consumidor final, que tende dar mais atenção a embalagens bem elaboradas, desde que esse fato não incorra no preço do produto.
    
 Dentro do sistema logístico a embalagem pode ser vista totalmente em sua função no mercado industrial e de consumo. As três funções principais da embalagem são: comunicação, proteção contra avarias do produto e utilidade e eficiência no manuseio.
    
Sem se esquecer dos materiais de embalagens tradicionais, novas tecnologias e os comprometimentos ambientais.

EMBALAGEM DE CONSUMO 



FUNÇÕES 


Uma embalagem possui quatro funções importantes que são a proteção, conservação, informação e a função associada ao serviço ou à conveniência na utilização e consumo final do produto.

PROTEÇÃO 

Uma das funções de embalagem é a de proteger o produto, onde previni contra danos, como quebra, rachadura, ou outros danos causados pelo circuito no transporte ou distribuição.

 CONSERVAÇÃO 

Com a embalagem apropriada pode se diminuir perdas de produto por deterioração, protege contra umidade, luz e outros fatores que possam causar danos na conservação do produto. Assim também serve como uma segurança dos conteúdos das embalagens, prolongando a vida-útil e diminuindo as perdas.

INFORMAÇÃO 

Nas embalagens deve conter as informações de distribuição, venda e informação para o próprio consumidor também deve conter as informações requeridas pela legislação da rotulagem alimentar, a designação e tipo do produto, o responsável pela colocação no mercado, a lista de ingredientes e a quantidade líquida, a data de consumo, a identificação do lote, as condições de conservação e de preparação ou utilização. Tais informações servem para garantir a qualidade e segurança do produto.

CONVENIÊNCIA OU SERVIÇO 

Alguns exemplos das funções e serviços das embalagens são: A abertura-fácil; A possibilidade de fechar e abrir a embalagem entre utilizações. O fato de se poder aquecer ou mesmo cozinhar o respectivo conteúdo da embalagem dentro da própria e a aplicação da mesma em fornos; No caso de garrafas em vidro de bebidas carbonadas a possibilidade de acontecer ruptura da embalagem devido à elevada pressão interna que podem ser um agente perigo para o utilizador; O fato de poder ocorrer uma contaminação química ou microbiológica na reutilização de embalagens.

IMPORTÂNCIA 

A importância principal da embalagem é o fato de impulsionar a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior. A embalagem deve conter praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.

Outra importância da embalagem e primordial é a segurança que fornece ao produto, uma forma de proteção contra os danos que podem ser causados pela necessidade de transporte dos produtos de consumo.

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