quinta-feira, 6 de setembro de 2012

☆ RESUMO: Independência do Brasil ☆


A Independência do Brasil é um dos principais acontecimentos históricos do nosso país, devido ao fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Já que muitas das tentativas anteriores ocasionaram muitas pessoas mortas pela luta desta ideia, como, por exemplo, Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade durante o processo da Inconfidência mineira.

Esta ocorreu no dia 7 de Setembro de 1822, onde o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Sendo uma das principais causas a vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; o desgaste do sistema de controle econômico exercido pela Coroa Portuguesa, que continha muitas restrições e impostos altos, e, da tentativa deles recolonizarem o Brasil.
Então, com isso, a proclamação, mais conhecida como "Grito da Indepêndencia", foi feita por Dom Pedro I às margens do Riacho do Ipiranga em São Paulo, no qual o mesmo gritou as famosas palavras “Independência ou Morte!”.
Sendo que após isso, em dezembro de 1822, ele foi coroado imperador do Brasil, tornando-se Pedro I, com isso, Portugal reconheceu a independência, porém, exigiu uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas. Além de em algumas regiões do Brasil, essencialmente no Nordeste, houveram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais. Depois desses confrontos, o Brasil ficou livre de Portugal, e assim podendo ser dito como Independente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário